A ENTIDADE

__________

O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) (*) foi fundado em 7 de setembro de 1951, para representar os operários da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atualmente ArcelorMittal).

Com o decorrer dos anos, sua base foi ampliada, e a entidade passou a representar também trabalhadores das indústrias mecânicas, de material elétrico e eletrônico, desenhos/projetos e informática, tanto de Monlevade quanto de Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O Sindicato tem uma história de combatividade e foi responsável por uma das duas primeiras greves ocorridas no Brasil após a decretação do Ato Institucional nº 5 – em 1978, João Paulo Pires de Vasconcelos comandou a mobilização dos trabalhadores em Monlevade e, no mesmo ano, ocorreu também a greve do ABC paulista.

Mas a história da entidade é também de sólida parceria com outras entidades sociais comprometidas com a democracia e a luta permanente pelos direitos sociais.

No ano de 2010, o Sindicato passou a utilizar a marca Sindmon-Metal.

A entidade é filiada à FEM/CUT, CNM/CUT e CUT.

***

(*) Razão social: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO, MATERIAL ELETRÔNICO, DESENHOS/PROJETOS E INFORMÁTICA DE JOÃO MONLEVADE, RIO PIRACICABA, BELA VISTA DE MINAS, SÃO DOMINGOS DO PRATA E SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO – MG