Na manhã desta segunda-feira (23), a comissão de negociação do Sindmon-Metal voltou a reunir-se com representantes da ArcelorMittal. Após recusar as propostas do Sindicato, a empresa apresentou uma nova contraproposta para a renovação do Acordo Coletivo.

Entenda os valores apresentados pelo Sindmon-Metal e pela Arcelor até o momento:

1ª proposta do Sindicato Contraproposta da Arcelor 2ª proposta do Sindicato Contraproposta da Arcelor
INPC: 4,51%  Aumento real (AR): 3,49%

Cartão alimentação: R$754,46

INPC: 4,51%

Aumento no cartão alimentação: 5%, chegando a R$609

INPC: 4,51%  Aumento real (AR): 2,4%

Aumento no cartão alimentação: 20%, chegando a R$696

INPC: 4,51%

Aumento no cartão alimentação: 7%, chegando a R$620

Recarga extra no cartão em dezembro

Como está o cenário das negociações coletivas pelo país?

Segundo dados do DIEESE, 79,1% das negociações com data-base em agosto registraram aumento acima da inflação. Em um recorte setorial, os dados apontam que a indústria é um dos setores que apresentaram maior percentual de reajuste acima da inflação este ano (83,5%). Quando analisadas as estatísticas segundo as regiões, o Sudeste aparece na frente, tendo 82,2% das negociações alcançado reajuste superior à inflação.

No estado de São Paulo, a categoria metalúrgica recusou as propostas patronais que previam reposição da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período e aumento real de menos de 1%. Por não contemplar as reivindicações dos trabalhadores, na região do ABC foi aprovada a entrega de aviso de greve para os grupos patronais.

Resultados referentes ao segundo trimestre e primeiro semestre deste ano divulgados pela ArcelorMittal

Informativo digital

Acompanhe toda a negociação para o Acordo Coletivo