São obrigados a declarar IRPF todos os brasileiros que ganharam pelo menos R$ 2.379 por mês seja por pagamento de salários, aposentadorias, pensões ou por receber aluguéis. Confira quem mais precisa declarar

[Redação CUT e Sindmon-Metal]

O prazo para os contribuintes brasileiros entregarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 começou nesta quarta-feira (15), às 9h, e termina no dia 31 de maio.

Uma nova norma da Receita Federal garante uma restituição rápida, se estiver tudo certo, a quem entregar a declaração primeiro. Serão 5 lotes de restituição, que pode ser via PIX ou por transferência bancária. A chave do PIX precisa ser o CPF do contribuinte.

Quem é obrigado a declarar IRPF

– Todos os brasileiros que, em 2022, receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 – R$ 2.379 por mês – em salários, aposentadorias, pensões e aluguéis são obrigados a declarar IRPF em 2023.

– Todos os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

– Quem obteve, em qualquer mês de 2022, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;

– Quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

– Quem teve, em 2022, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

– Quem tinha, até 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

– Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.

Sindmon-Metal facilita a declaração para associados

O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade e a Contabilidade Miller firmaram novamente convênio para oferecer tranquilidade e economia na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Os valores são de R$35 para sócios da ativa e aposentados contribuintes do Sindicato e R$45 para sócios aposentados não-contribuintes.

Procure a nossa sede com documentos de identificação e solicite o voucher para apresentação à Contabilidade Miller.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil