Sindmon-Metal 72 anos 👏🏼👏🏼 🎂 🎂

No dia 7 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade completa 72 anos de lutas e glórias. É com grande determinação que reafirmamos nosso compromisso inabalável de persistir na luta em prol da classe trabalhadora, em busca de direitos e de uma vida mais digna para todos. Os parabéns são para vocês, trabalhadores e trabalhadoras, que fazem parte dessa história!

Deu “bode” na boca do forno

Para encerrar a rota do circuito dos desligamentos na usina, a bola da vez é o Alto-forno. Seguindo a tendência de outras áreas da empresa, nos últimos meses houve um número significativo de desligamentos. Em apenas uma turma, três funcionários operacionais saíram recentemente.

Essa tendência nos faz perguntar: qual o motivo de tais acontecimentos? Os relatos dos trabalhadores e trabalhadoras trazem à tona algumas respostas:

Salário baixo e defasado;

Enquadramentos inexistentes;

Falta de perspectiva de crescimento, aliada a critérios duvidosos nas escolhas das promoções;

Alteração do teto salarial;

Mão-de-obra escassa;

Pressão excessiva da chefia para produzir sem condições adequadas.

No momento em que o grupo anuncia vários investimentos, inclusive a duplicação do valor inicial a ser investido em Monlevade, nos perguntamos se os funcionários e funcionários serão melhor valorizados e, mediante o relato mencionado, qual será a política adotada pela empresa para reter sua mão-de obra qualificada?

Cinto é para segurança, não para assediar

Fomos informados sobre um grave episódio de assédio no manuseio do Laminador 2. Segundo relatos, um supervisor de uma empresa terceirizada de manutenção agrediu verbal e psicologicamente uma trabalhadora, chegando ao ponto de bater com o cinto de segurança em uma cadeira e dirigir-se agressivamente em sua direção tentando intimidá-la.

Uma prática como essa é inadmissível diante das atuais diretrizes da empresa, que buscam coibir casos de assédio em sua planta. Será que as regras são válidas somente para o quadro próprio? Voltamos a ressaltar que a ArcelorMittal é responsável por todos os funcionários em sua planta, independentemente se próprios ou terceiros. Lembramos a todos os empregados e empregadas que casos de assédio como esse podem ser denunciados ao Sindicato dos Metalúrgicos.

Sempre que necessário, use nossos canais de comunicação para denúncias 3851-1222 – fixo e WhatsApp.

@sindmonmetal

“Por favor, me tire dessa seca”

Em 2017, o Laminador 2 passou por um processo de adequação à NR-12, em que os acessos à água foram modificados. Isso gerou um problema crônico na área de inspeção da mesa giratória. Foi instalado um tanque próximo à área de inspeção, porém desde a sua instalação esse tanque não tem água devido à alta temperatura do local que derrete a tubulação, deixando os funcionários sem água para higienização e limpeza dos galões de água potável.

Foram feitas inúmeras solicitações para resolver a situação do tanque e implantação de um chuveiro de emergência e lava-olhos, mas infelizmente até o momento a empresa não solucionou tal pendência que já se arrasta há anos.

Sindmon-Metal consegue garantir compensação para empregados de plantão aos fins de semana

Durante as negociações para renovação do Acordo do Banco de Horas, o Sindmon-Metal conseguiu incluir o direito à compensação de um dia para trabalhadores e trabalhadoras escalados em plantões durante o final de semana. A partir de agora, funcionários de nível técnico, supervisão e de nível superior que laboram no turno administrativo terão até dez dias da semana civil, a contar da data do término do plantão para pedir a compensação. Caso não haja compensação em dez dias, a empresa terá que pagar as horas conforme acordo.

Novos representantes da CIPA

O Sindmon-Metal parabeniza os membros eleitos para a CIPA, tanto os titulares quanto os suplentes, para o mandato 2023/2024. Confiamos que desempenharão com excelência a vital responsabilidade de supervisionar as condições laborais.

Visita produtiva

Ficamos felizes em saber que após nossa visita ao lingotamento contínuo, enfim estão sendo pensadas melhorias esperadas há anos pelos companheiros e companheiras dessa parte da Aciaria, como reforma da cabine de corte, construção de quartinho de descanso para os lingotadores e reforma do cômodo dos armários.

Reiteramos que nosso principal compromisso é com a saúde e bem-estar do trabalhador, garantindo mais dignidade no ambiente de trabalho.

“Delivery” do TL3

Parece que os tombos que a vida tem dado ultimamente no “delivery” do TL3 não tem servido de exemplo. Estamos de olho em você. Pare de entregar.

“Vou de táxi…”

Vai ano, vem ano e as condições de quem se desloca com veículo próprio para a usina só pioram. Além de não comportar a quantidade de veículos nos estacionamentos, quem estaciona seu carro ou moto nas proximidades da Arcelor entra para trabalhar com a preocupação de ter uma surpresa ao final do expediente, tendo seu veículo multado, rebocado ou até mesmo furtado. O sindicato tem buscado explicações junto ao setor de trânsito do município para entender os critérios de sinalizações às margens da usina.

“Afinal, a empresa pode gerenciar via pública?”