No dia 13 de dezembro, o sindicato se reuniu com representantes do departamento de Recursos Humanos da ArcelorMittal para tratar das condições de trabalho na empresa, devido às várias denúncias e reclamações recebidas, especialmente das gerências GELAM e GACTO.

As principais reclamações são relacionadas com a escassez de mão de obra e péssimas condições do ambiente de trabalho, que sobrecarregam os trabalhadores, colocando em situações de risco a sua saúde e segurança, com constantes pedidos de demissão e incidência de afastamentos por causa das péssimas condições ergonômicas e danos psicológicos decorrentes da pressão à que são continuamente submetidos.

É ainda importante registrar que os trabalhadores não têm conseguido fazer o horário de refeição tampouco revezamento nos locais reconhecidamente insalubres.

Para completar a lista, os trabalhadores de alguns setores têm reclamado da falta de empatia dos gestores, que mesmo vendo a carência de mão de obra (devido a afastamentos e férias) não tomam as providências necessárias para que os horários de refeição sejam respeitados e ninguém fique sem comer.

Lembramos que essas demandas são apresentadas há muito tempo pelo sindicato, que ainda busca, de forma consensual, encontrar soluções, que se não forem apresentadas serão buscadas por meios legais.