No evento, foi homenageado Francisco Carlos Delfino, o Chico Ferramenta, ícone sindicalista e político de Ipatinga, falecido em julho. Nova diretoria da CUT Vale do Aço foi eleita, sendo vice-presidente Guilherme Bueno do Sindmon-Metal

Acom/Sindmon-Metal

Foi realizado no último fim de semana (28 e 29 de julho) o 14º Congresso da Central Única dos Trabalhadores Regional Vale do Aço (CORCUT). O congresso homenageou o companheiro Francisco Carlos Delfino, o Chico Ferramenta, ícone sindicalista e político de Ipatinga, falecido em julho.

No congresso foi analisada a conjuntura sindical e os desafios para os próximos anos. O contexto social e político também foi pauta do evento.

Além disso, os sindicalistas elegeram a diretoria da CUT Vale do Aço para o mandato de 2023 a 2027.

A presidência fica a cargo de Kleber William de Souza (do Metasita), o vice-presidente é Guilherme Bueno de Freitas (do Sindmon-Metal).

Aurélio Moreira de Sousa (SECI) assume a secretaria-geral e Domitila Gonçalves Morais (Sintserpi) é a tesoureira.

As Secretarias foram divididas da seguinte forma:

Secretaria de Formação Sindical: Hélvia Cintia R. de Oliveira (SindUTE)
Secretaria de Imprensa: Luís Porto (Metabase)
Secretaria de Políticas Sociais: Letícia Lemos Gouveia (Sintramon)
Secretaria de Saúde do Trabalhador: David Junio Lima Carneiro (Sintmcelf)
Secretaria de Políticas Sindicais: Deusdeth de Souza Amorim Junior (Bancários)
Secretaria de Combate ao Racismo: Ésio Luiz e Silva (Sindieletro)
Secretaria de Mulheres: Clerilaine Moraes Matos Narciso (SECI)
Secretaria dos Rurais: Ione Januária Ferreira (Sintserpi)

Ainda fazem parte da diretoria:
Aslan Drumond Arruda (Sinsep), Vanderleia de Freitas (SindUTE Itabira), José Custódio (Metabase) e Wellington Rais da Silva (Sindágua).

Por sua vez, o Conselho Fiscal é formado por Willian Junior Gonçalvez de Sousa (Metasita), José Carlos Bragança (Bancários) e Rafael Junior Toledo de Lima (SindUTE Governador Valadares). Os suplentes são Maysa Salgado de Faria (SindUTE Caratinga) e Josenir Evaldo Timóteo (Sindmon-Metal).