Beneficiários com mais de 80 anos e acamados podem fazer a prova de vida de casa

[Escrito por: Redação CUT]

aposentado ou pensionista que perdeu a prova de vida marcada para maio ou junho deste ano pode ficar mais tranquilo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu o calendário que dá um  prazo maior para a realização da prova de vida, inclusive ao beneficiário cuja prova de vida deveria ser feita até julho de 2022.

Segundo o INSS, o recadastramento acontecerá entre janeiro e agosto de 2022, seguindo o novo prazo correspondente à data original em que a fé de vida venceu ou vai vencer.

A comprovação de vida, para a maior parte dos beneficiários, pode ser feita na agência bancária onde ocorre o saque dos pagamentos mensais.

Calendário

calendário da retomada da exigência da prova de vida não mudou para quem tinha data de vencimento de março de 2020 até abril de 2021.

Veja a tabela divulgada pelo INSS:

[Divulgação INSS]

80 anos + e com dificuldades de locomoção

As pessoas maiores de 80 anos e as que se encontram acamadas, hospitalizadas ou com dificuldade de locomoção podem solicitar prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do INSS.

Além disso, é possível também cadastrar uma procuração, feita em cartório, nomeando outra pessoa para a receber o benefício e fazer a fé de vida.

Os serviços precisam ser agendados pelo telefone 135 ou realizados inteiramente pela plataforma eletrônica Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site.