Versão em PDF>>>

– Vacinação contra a Covid-19 deve ser compromisso de todos e todas

A vida é o maior patrimônio, e o Sindicato dos Metalúrgicos defende que trabalhadores e trabalhadoras estejam atentos à campanha de vacinação contra a Covid-19 e não deixem de se imunizar. É importante acreditar na ciência e não se levar por fake news comuns em redes sociais.

Conforme reportagem da Agência France-Presse (AFP) do último dia 16, a diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Rochelle Walensky, falou recentemente que já existe naquele país uma «pandemia de não vacinados», porque têm crescido casos da doença em regiões com pouca adesão à vacinação. No Brasil, o número de mortes pela Covid-19 não permite qualquer postura negacionista.

As empresas têm obrigação de providenciar um ambiente de trabalho seguro, e, por outro lado, trabalhadores e trabalhadoras não devem recusar medidas de segurança que visam proteger sua própria saúde e sua vida e também de seus colegas.

Em reunião com a ArcelorMittal na última sexta-feira (16), a gerência relatou ter conhecimento de companheiros que têm recusado se vacinar. Há entendimento jurídico de que comportamentos dessa natureza por funcionários são passíveis de punição (veja na pág. 2).

O Sindmon-Metal defende o respeito à categoria por parte do patronato e, da mesma forma, que todos respeitem sua própria vida e a de terceiros.

– Sindicato apresenta demandas da categoria à Arcelor

O Sindmon-Metal apresentou à gerência da ArcelorMittal Monlevade, em reunião na sexta-feira (16), uma série de problemas enfrentados pela categoria, tanto do pessoal da própria siderúrgica quanto terceirizados.
O Sindicato cobrou providências para questões como práticas abusivas em empreiteiras, faltas de suprimentos na Usina e demandas especiais das mulheres, como a necessidade de instalação
de banheiros femininos.

– Vacina e demissão

O TRT de São Paulo manteve demissão por justa causa de funcionária de um hospital que se recusou atomar vacina. Em maio deste ano, a 2ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul (SP) também validou a demisão. A juíza Izabela Flaitt citou decisão do STF considerando válida a vacinação obrigatória e guia técnico do Ministério Público do Trabalho (MPT) que considera falta grave a recusa injustificada da imunização.
(Com informações do portal da CUT)

–  Estacionamento de motocicletas

São notórios os efeitos da política econômica do governo federal na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, com uma inflação acumulada de quase 9% em 12 meses. Como a gasolina é um dos produtos que têm puxado a alta, muitos têm optado pelas motos como meio de transporte.
Nos estacionamentos no entorno da usina, é possível ver a falta de estrutura e organização para que companheiros e companheiras possam estacionar e trabalhar tranquilamente.
Quando se retorna do trabalho, nem sempre se encontra a moto como estava estacionada, e há reclamações de avarias por falta de espaço.
A ArcelorMittal precisa tomar providências urgentes.

– Pauta insistente: restaurante

«Fria e fraca»: são estes os adjetivos atribuídos por companheiros e companheiras tanto da ArcelorMittal quanto terceirizados(as) à alimentação fornecida no restaurante industrial, tema de várias edições do ZÉ MARRETA.
Enquanto o patronato insiste em reduzir custos no prato do trabalhador, em total desrespeito à categoria, muitos trabalhadores e trabalhadoras estão esquentando a marmita na área ou ficando sem refeição em razão da baixa qualidade da comida (e, às vezes, também por pressão de chefes).

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.