Benefício conquistado na campanha salarial começou a ser pago este mês

Começou a ser entregue agora em novembro o cartão-alimentação mensal de R$ 400,00, antiga reivindicação que nesta última campanha salarial, finalmente, conquistamos.

Como a empresa não fez o crédito em outubro, alegando dificuldades operacionais, a carga este mês foi referente a dois meses.

O benefício é concedido também a licenciados por doença comum ou acidente de trabalho (até 180 dias), de acordo com Cláusula 2ª, parágrafo 2º, do Acordo Coletivo de trabalho (disponível em nosso site).
Estagiários e aprendizes não têm direito.

VALORIZE NOSSAS LUTAS.
VALORIZE NOSSAS CONQUISTAS.

DESRESPEITO DA EMPRESA CAUSA INDIGNAÇÃO

Vários trabalhadores apresentaram ao Sindicato reclamações sobre atitude da ArcelorMittal Monlevade na
Portaria 1.

Segundo os relatos, sem qualquer aviso prévio a gerência cortou os cadeados dos armários, recolheu pertences pessoais dos companheiros e os deixou armazenados em sacos que ficaram “à disposição” no chão de uma sala.

Quem utilizava os armários para guarda de objetos pessoais e EPI está tendo que levar o material na mochila.

Absurdo que a empresa não considere as orientações da NR 24.
É mais do que urgente uma providência!

PLR TAMBÉM É CONQUISTA DE LUTA SINDICAL

Nesta sexta-feira (12), a ArcelorMittal Monlevade paga a primeira parcela da PLR 2021, no valor de 1 salário-base.

O valor mínimo para o salário-base, conforme a cláusula 8ª do Acordo DE PLR (disponível em nosso site), é de R$ 2.300,00.

Segundo a empresa, o benefício será pago considerando o salário de setembro (sem o reajuste de outubro). A compensação será feita no pagamento da segunda parcela (normalmente em maio do ano seguinte).

Não se deve esquecer que a PLR não é fruto de “bondade da empresa”. É conquista de luta sindical, de trabalhadores e trabalhadoras por anos e anos.

No caso de João Monlevade, há um grande diferencial: é a única unidade da ArcelorMittal no Brasil em que a comissão de negociação tem dois representantes do sindicato, para dar mais equilíbrio à negociação. É assim porque LUTAMOS PARA ISSO.

VISTA GROSSA

O assunto é antigo, mas sempre volta porque o problema só se atualiza: a qualidade do restaurante da Usina caiu muito nos últimos anos. Acumulam-se reclamações de companheiros e companheiras que deixam de almoçar por causa da qualidade da alimentação (melhor: falta de qualidade). Há tempos o Sindmon-Metal bate na tecla para a empresa encarar esse assunto e resolvê-lo, mas a gerência faz vista grossa. A resposta é sempre que pesquisas de satisfação mostram o contrário. Só que, da forma como tais pesquisas são feitas, o trabalhador ou a trabalhadora não tem liberdade para opinar de fato.

Pedimos respeito e valorização.

Pandemia: conhecer para enfrentar

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) preparou uma pesquisa online para conhecer os problemas enfrentados pela classe trabalhadora no ambiente de trabalho em razão da pandemia. NÃO DEIXE DE RESPONDER!
Acesse o formulário AQUI>>>

[VERSÃO EM PDF>>>]

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.