“Tudo posso, pois sou coordenador de processo” TL:3

Mais uma vez vemos que as regras não se aplicam de forma igual na ArcelorMittal, já que dependendo do nível hierárquico do trabalhador as punições deixam de ser aplicadas adequadamente.

Na semana de visitas à usina, um coordenador de processo da laminação 3 violou um bloqueio físico acessando a área do laminador com o mesmo em funcionamento (barra no trem), sendo essa uma condição proibitiva da área em questão.

Quando um funcionário tentou fazer o INDUCE, o chefinho se mostrou resistente e irredutível, tentando justificar a infração cometida. Para agravar ainda mais a situação, estava acontecendo a visita de funcionários de outras unidades da empresa, que foram levados à mesma condição insegura por acompanhar esse empregado.

Atentamos que a violação de um bloqueio físico é considerada descumprimento das regras de ouro números 3 e 9 da ArcelorMittal Monlevade.

Embora responsáveis pela segurança tenham sido informados, não se teve retorno algum até o momento.

Atenção, aposentado especial

O STF julgou:

O segurado que estiver recebendo APOSENTADORIA ESPECIAL não pode continuar laborando no mesmo local ou exercendo a mesma atividade, sob pena do benefício ser cessado com o risco de terem que devolver os valores de Aposentadoria Especial recebidos a partir de 12/02/2021.

Em caso de dúvida, procurem o nosso Departamento jurídico.

É proibido adoecer

Em primeiro lugar, salientamos que a ArcelorMittal é corresponsável por todo trabalhador de prestadoras de serviço dentro da planta.

Um fato que tem sido recorrente é que empregados de empresas terceiras estão trabalhando doentes por medo de afastamento, pois, quanto a isso, as tratativas das empresas prestadoras de serviço vêm sempre de forma a prejudicar o trabalhador, como exemplo, trabalhadores de uma empresa de manutenção que ao serem afastados perdem o direito ao cartão de alimentação. Outro caso grave trata-se de uma empresa negando o fornecimento do documento DUT para um trabalhador que não tem condições de trabalhar e precisa desse documento para conseguir o afastamento pelo INSS.

E aí, Arcelor, as regras de ouro valem somente para o quadro próprio?

Lembremos que a regra de ouro número 1 fala que o funcionário tem que se apresentar ao trabalho apto e capaz, em boas condições de saúde. Nenhuma prioridade poderá ser sobreposta à segurança dos empregados próprios e terceiros da Usina de Monlevade!

Dieta forçada (cantina norte)

Continuam chegando ao Sindicato reclamações sobre a cantina. Além da baixa qualidade de atendimento e um horário que parece atender somente a demanda do administrativo (chefia), também foi colocado um limite para a compra de lanches por funcionários.

Além disso, a demora para dar retorno e entregar os pedidos tem feito os trabalhadores receberem os lanches praticamente na hora de largar o turno.

«Largados e isolados»

Dificuldade em colocar em funcionamento o telefone do manuseio do TL2 mantém os trabalhadores sem comunicação. Tentativas são feitas há nove meses com os gestores. No entanto, a situação ainda não foi solucionada.

Lembramos que o telefone é importante para comunicações emergenciais e com a família.

Eleições da CIPA: vote em quem tem compromisso com a sua segurança!

Inscrições abertas para CIPA, 23 de julho a 11 de agosto

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *