Leia as matérias publicadas na edição Nº 1447 do informativo “Zé Marreta”.

NEM APTO, TAMPOUCO EM CONDIÇÕES

A primeira regra de ouro da ArcelorMittal Monlevade diz: “Eu trabalho apto com boas condições físicas e mentais”. Nos questionamos se esta regra é válida somente para o quadro próprio, tendo em vista que algumas empresas parceiras parecem não conhecer esta regra. Seus funcionários têm ido trabalhar doentes ou machucados com medo de perder parcial ou integralmente o benefício do cartão de alimentação, pois mesmo com atestado médico as empresas realizam o corte deste benefício.

Ressaltamos que os funcionários, ao trabalharem doentes e pressionados pelo receio da perda, colocam não somente a sua integridade em risco, como a de seus colegas de trabalho.

O Sindicato reforça a corresponsabilidade da ArcelorMittal sobre os funcionários terceirizados e exigimos que sejam tomadas as devidas providências.

Ainda sobre a regra de ouro nº1, a ArcelorMittal Monlevade disponibiliza uma importante ferramenta que é o programa “como vai você”, em que o funcionário autoavalia suas condições para o trabalho.

Sabemos que mesmo com esta ferramenta, há relatos de gestores despreparados que não têm dado a devida importância quando o empregado sinaliza não estar apto para a jornada de trabalho. É preciso mais empatia principalmente de quem tem por obrigação zelar pelas pessoas.

“EU NÃO SOU CACHORRO, NÃO”

Desolados, os funcionários da Sankyu recorreram ao Sindmon-Metal para desabafar após a ocorrência em que um chefinho se referiu aos trabalhadores como “um bando de cachorro morto”. Este tipo de prática é inaceitável nas relações de trabalho, caracterizando crime de assédio moral. Cobramos que a ArcelorMittal Monlevade investigue a respeito do ocorrido e tome as devidas providências.

MELHOR REMEDIAR DO QUE PREVENIR

Acidente na sinterização machuca um, suspende dois e elimina três. Fomos informados que a atividade na qual ocorreu o acidente era realizada há anos da mesma forma e que não havia acompanhamento ou fiscalização por parte da segurança.

Não faz sentido algum criar normas sem que haja a devida fiscalização e treinamento!

«Em festa de jacu, inhambu não entra»

Meses atrás, funcionários da Belgo Bekaert, empresa do grupo Arcelor, em Contagem, foram informados que teriam só até às 12h30 para almoçar, antecipando o término do horário normal. A razão para isso? Após esse horário a chefia foi convidada para uma festa com direito a muitas bebidas. E o chamado programa “Sangue bom”, que em outras unidades visa conscientizar sobre o risco de os empregados trabalharem alcoolizados? Realmente, nesse caso ninguém entrou alcoolizado, mas alguns saíram!

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para seu terceiro mandato como presidente da República. No segundo turno da eleição, realizado no dia 30 de outubro, Lula teve 60.345.999 (50,90%) dos votos válidos.

Em meio a um dos períodos mais conturbados após a redemocratização, a eleição de Lula representa uma vitória e um sopro de esperança da democracia.

Ao presidente eleito e ao seu vice, o Sindmon-Metal deseja êxitos no árduo trabalho de responder às necessidades mais urgentes do país e zelar pela harmonia institucional e pela união nacional.

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *