[Sede do Sindmon-Metal, em João Monlevade (MG) - Foto: Wir Caetano / Dabliê Texto Imagem]

Processo, de 2013, refere-se a diferenças de valores de PLR em cálculos rescisórios e totaliza quase R$ 1,2 milhão

[Escrito por: Wir Caetano]

O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) venceu na Justiça um processo contra a ArcelorMittal Monlevade que beneficia 540 trabalhadores e trabalhadoras. O pagamento aos contemplados começou a ser feito no último dia 8, e o valor total é de cerca de R$ 1,2 milhão.

A ação judicial, movida pelo Sindmon-Metal em 2013, refere-se a valores de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) devidos sobre rescisão de contratos, face à projeção do período de aviso prévio (que pode variar de 30 a 90 dias, conforme o caso).

A empresa não considerou corretamente a proporcionalidade no cálculo das diferenças rescisórias a pagar para esses trabalhadores e trabalhadoras, desligados(as) entre 23 de julho de 2011 e 15 de dezembro de 2015.

Trabalho sindical

O presidente do Sindicato, Otacílio das Neves Coelho, destaca que é mais uma vitória que demonstra a importância da atividade sindical, que precisa ser valorizada pela categoria. “O escritório Caldeira Brant Advogados Associados presta há muitos anos uma excelente assessoria jurídica a Sindmon-Metal, que já garantiu na Justiça direitos de muitos companheiros e companheiras”.

Otacílio complementa que a filiação aos sindicatos é fundamental para dar continuidade a essas lutas. “Nos últimos anos, com a agenda liberal ganhando força no país e as manobras das elites para enfraquecer os sindicatos, mais importante ainda se torna fortalecer a relação entre a classe trabalhadora e a representação sindical”, defende o presidente.

[Foto:  Sede de Sindmon-Metal – Crédito: Wir Caetano / Dabliê Texto Imagem]

Relação de beneficiados>>>