Campanha Salarial / ArcelorMittal Monlevade

Reunião da categoria na terça-feira, no Sindicato

O Sindmon-Metal realiza na próxima terça-feira (17), às 8h e às 17 horas, reunião com trabalhadores e trabalhadoras da ArcelorMittal Monlevade para levantamento das reivindicações da categoria, para construção da Campanha Salarial deste ano.
Por razões práticas, em vez de divisão por setor/área ou turmas, o Sindicato optou por realizar os encontros em um único dia, em dois horários.
Não deixe de participar! Para haver avanços, é necessário que todos e todas se engajem coletivamente.

Dia 17 – 8h e 17h – Obrigatório Uso de Máscara
– Serão respeitados todos os protocolos sanitários –

Aumento REAL

Os metalúrgicos foram uma das categorias que se destacaram nas negociações salariais do primeiro semestre deste ano, segundo o Dieese.
Junto aos trabalhadores na educação, construção civil e mobiliário, tiveram aumento acima do INPC em pelo menos 29% dos casos pesquisados.

«Confiança do empresário
tem maior alta desde 2013″ (Valor Econômico, 03/08/21)

«Em junho, as siderúrgicas do país produziram 3,12 milhões de toneladas, perto dos 3,16 milhões de toneladas de maio (o maior volume desde outubro de 2018). Ante junho de 2020, a produção subiu 45,2%. Já as vendas internas saltaram 32,8% ano a ano, para cerca de 2,1 milhões de toneladas.!»
(Forbes, com dados da Aço Brasil, 22/07/21)

INFLAÇÃO NAS ALTURAS!

Em julho, a inflação acelerou com alta de 0,96% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), puxada por reajustes de energia elétrica e gás de cozinha. Foi a maior elevação para o mês desde 2002. Os dados foram publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça-feira (10).

Com esse percentual, a alta acumulada no ano chega a 4,76% e, nos últimos 12 meses, 8,99%.

Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que serve de referência em negociações salariais, subiu 1,02% em julho, bem acima dos 0,6% de junho. No ano, a variação soma 5,01% e, nos últimos 12 meses, 9,85%.
(Com informações do portal da CUT)

Contra o vírus!

A ArcelorMittal Monlevade precisa tomar providências para evitar um problema que tem sido frequente na Portaria 1: aglomeração de pessoas.

Vale destacar que, pelas informações que temos, no manuseio do Tl2 só esta semana houve seis casos confirmados de contaminação pelo Coronavírus e duas suspeitas.

Mas não é de hoje que o Sindicato tem cobrado da gerência medidas de controle contra a Covid-19 em toda a Usina. Medidas de fato, não apenas no papel!

Saúde e segurança precisam ser prioridade SEMPRE!

Juventude precisa de emprego com qualidade e país melhor

Em 12 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Juventude.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades afiliadas têm valorizado cada vez mais esse segmento da sociedade e estado atentas aos desafios trazidos pelas mudanças no mundo do trabalho.
No Brasil, políticas como a chamada «minirreforma trabalhista» [leia em nosso site] são agravantes a que o sindicalismo não pode ficar alheio.

[VERSÃO EM PDF]>>>

RECEBIMENTO DE BOLETIM POR EMAIL

Digite abaixo seu email. Recebimento a partir da próxima edição.